APRESENTAÇÃO
O Paraná Produtivo é uma iniciativa estruturada pela Secretaria de Planejamento, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes e com o Serviço Social Autônomo Paraná Projetos, que busca implantar planos de desenvolvimento em 15 regiões do Estado do Paraná, baseando-se na premissa de que o desenvolvimento produtivo integrado tem caráter endógeno, partindo do alinhamento estratégico entre instituições públicas e privadas, aliado ao empoderamento da sociedade, em convergência a este objetivo comum.
OBJETIVOS
- Desenvolver territórios do Estado do Paraná, integrando os agentes locais e governamentais com o intuito de criar uma dinâmica positiva que fomente o desenvolvimento produtivo regional.
- Estimular o desenvolvimento estadual como um todo, por meio da integração de áreas que possuem economias com crescimento abaixo da média ou pouco dinâmicos;
- Integrar as políticas públicas em nível municipal e estadual, sincronizando-as com ações desenvolvidas por entidades representativas, pelo setor produtivo empresarial e pelo setor acadêmico;
- Direcionar os recursos do governo do Estado de forma integrada, convergindo ações, e otimizando recursos provenientes dos ativos locais para o desenvolvimento de projetos estruturantes para todas as regiões do Estado.
Todas as ações envolvidas no Programa Paraná Produtivo – Fase II seguem os princípios dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável de forma integrada.
EIXOS PRIORITÁRIOS
Para a estruturação dos planos de desenvolvimento produtivo regional, foram definidos três eixos prioritários: Pessoas, Sistemas Produtivos e Infraestrutura. Além disso, um quarto enfoque, voltado à Governança e Gestão, permitirá um melhor acompanhamento dos resultados alcançados e a busca pela auto sustentação dos planos ao longo do tempo, por meio do engajamento de entidades governamentais e não governamentais, bem como da sociedade em geral.
O principal recurso de uma região são as pessoas que nela habitam. Portanto, o desenvolvimento e ampliação das competências, encurtará o caminho para novas oportunidades de trabalho ou de investimento e inovação, possibilitando o desdobramento de iniciativas mais complexas. Para que haja expansão produtiva com agregação de valor é preciso de capital humano qualificado, que é elemento fundamental para garantir um desenvolvimento produtivo dinâmico e que se retroalimente com o passar dos anos.
Para atingir níveis elevados de desenvolvimento econômico é salutar que as atividades produtivas de bens e serviços interligadas em cada região se tornem mais dinâmicas, amplas, permitindo maior agregação de valor e complexidade produtiva. O desenvolvimento de Sistemas Produtivos, partindo de produtos simples para produtos cada vez mais sofisticados é uma tarefa árdua, sendo que o salto em direção a uma cadeia produtiva complexa nem sempre é fácil. Neste sentido, a qualificação pessoal anteriormente mencionada será um importante fator que contribuirá para esse processo, dado que o desenvolvimento de novas competências permitirá o desenvolvimento de novas atividades que podem ampliar o nível de complexidade econômica da região.
A infraestrutura pode ser considerada um dos principais eixos do desenvolvimento produtivo. Sem a garantia no fornecimento de energia elétrica, transporte e comunicação de qualidade, por exemplo, nem mesmo as atividades produtivas consideradas simples poderão ser executadas. Neste sentido, a infraestrutura é vital para o desenvolvimento econômico, seja para o escoamento da produção agrícola, na distribuição de energia elétrica à indústria, bem como a garantia de comunicação e conectividade, inclusive gerando reflexos em aspectos relativos à qualidade de vida da população. Deste modo, juntamente com os eixos de Sistemas Produtivos e Pessoas, os investimentos em Infraestrutura contribuirão para a efetividade das ações propostas nos planos de desenvolvimento.
A criação de instâncias de gestão intra e extragovernamental é elemento essencial para a execução e consolidação dos planos de desenvolvimento produtivo regional, permitindo o gerenciamento, transparência e comunicação com os entes envolvidos e com a sociedade. O objetivo é que, com a implantação de ferramentas estruturadas que envolvam os participantes em todas as esferas, os planos de desenvolvimento regional se tornem auto gerenciáveis e, portanto, sustentáveis ao longo do tempo.