Programa Paraná Produtivo entrega planos de desenvolvimento para duas regiões do Estado
O Programa Paraná Produtivo, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, entregou os planos de desenvolvimento produtivo regional nas cidades de Siqueira Campos e Cornélio Procópio, na quinta e na sexta-feira (17 e 18), respectivamente.
Eles foram propostos e discutidos com lideranças e a população de todas as regiões do Estado abrangidas pelo programa, em etapas anteriores.
O documento está em formato de livro que conta com a metodologia, o diagnóstico, as oportunidades e parcerias, além das prioridades para cada região. O trabalho foi desenvolvido ao longo de todo o ano de 2021 naquelas que não possuíam planos integrados de desenvolvimento.
Depois dessa entrega, o Governo do Estado vai estimular o fortalecimento da governança regional e desenvolver uma plataforma para gestão dos projetos. Segundo Valdemar Jorge, secretário de Estado do Planejamento, o plano vai fortalecer o que há de melhor em cada uma das regiões, estimular o protagonismo e um desenvolvimento planejado. “Queremos que o paranaense perceba que há oportunidades em sua localidade e que o Estado do Paraná pode crescer como um todo, de maneira integrada”, disse ele.
O coordenador do programa Paraná Produtivo, Marcelo Antonio Percicotti da Silva, ressalta os resultados alcançados até aqui. “Somente na região Santo Antônio da Platina foram propostas 20 ações com foco no desenvolvimento produtivo, em iniciativas como o fortalecimento da agricultura familiar, da logística rodoviária e da conectividade e no desenvolvimento do ecossistema de inovação.”
MUNICÍPIOS – A região de Santo Antônio da Platina abrange os municípios de Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina, Wenceslau Braz.
A região de Cornélio Procópio abrange Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.
ABRANGÊNCIA – No total são oito regiões prioritárias atendidas pelo Programa Paraná Produtivo que receberão seus planos neste primeiro semestre de 2022: Santo Antônio da Platina; Cornélio Procópio; Paranavaí; Cianorte e Umuarama; Campo Mourão; Guarapuava; Irati e União da Vitóri; e Castro e Telêmaco Borba.
A próxima região a receber o plano será a de Paranavaí, com data prevista para 24 de fevereiro.
Fonte: Agência Estadual de Notícias