PLANOS PRODUTIVOS REGIONAIS

O Paraná Produtivo busca implementar planos de desenvolvimento produtivo pela identificação de indicadores e priorização de iniciativas com impactos nos eixos prioritários (Pessoas, Infraestrutura, Sistemas Produtivos e Governança e Gestão), consolidando e selecionando-as com base nas características, potenciais, vocações e demandas de cada uma das 8 regiões que serão atendidas.

Para que o desenvolvimento produtivo se torne uma iniciativa integrada, é salutar que haja o alinhamento estratégico entre as instituições públicas e privadas, bem como o empoderamento da sociedade para a conquista de um objetivo comum: possibilitar o crescimento econômico do território como um todo.

Neste sentido, os planos serão estruturados em conjunto com prefeituras, associações, consórcios intermunicipais, cooperativas, entidades de representatividade local e regional, entre outros agentes que se conectarão por meio desta Base de Informações Territoriais.

Etapa: Levantamento de Informações

A elaboração de diagnósticos se trata do levantamento e sistematização de dados, informações e indicadores que revelem o perfil de cada região selecionada, considerando os eixos prioritários estabelecidos para o programa (Pessoas, Infraestrutura, Sistemas Produtivos, Governança e Gestão).

Com base nas informações elencadas pelos diagnósticos, serão identificadas as oportunidades de investimentos e programas públicos previstos para cada região, possibilitando planejar ações ao longo do tempo que gerem impactos positivos nos indicadores com baixo desempenho, explorando a sinergia entre tais ações e que possam gerar impactos positivos na região.

As oportunidades tornam-se elementos chave tanto na estruturação do Paraná Produtivo quanto de outras iniciativas de desenvolvimento que se estendam para além dos territórios selecionados. As oportunidades identificadas em regiões não abrangidas pelo Paraná Produtivo serão estruturadas de modo a compor outras iniciativas com enfoque semelhante ao proposto no Projeto, permitindo a implantação de programas de desenvolvimento regional em todo o Paraná.

Etapa: Oficinas

As oficinas serão eventos de caráter técnico, organizados em cada território definido, com o intuito de apresentar, debater e validar informações anteriormente levantadas, discutindo formas de solucionar possíveis problemas encontrados por meio de planejamento estratégico atrelado às oportunidades identificadas.

Previamente à realização das oficinas, será realizado o contato inicial para apresentação da Base de Informações Territoriais e suas funcionalidades, buscando mobilizar os agentes envolvidos para a participação nas oficinas e consequente construção e execução do plano, incentivando-os a trazer para o debate as suas expectativas e pontos que considerem prioritários. Além disso, entre as oficinas ocorrerão fóruns de discussão, debates e dinâmicas com o objetivo de manter o engajamento e a mobilização dos participantes.

Serão realizadas quatro oficinas em cada um dos territórios selecionados, buscando a mobilização e engajamento dos atores locais para que a construção dos planos regionais relativos ao Paraná Produtivo ocorra de maneira integrada. O objetivo é que, partindo da construção coletiva, seja possível a instituição de governanças locais que deem continuidade nas iniciativas ao longo do tempo.

  • Oficina 1 (Diagnósticos): Apresentação de diagnósticos baseados em dados, informações e indicadores previamente levantados;
  • Oficina 2 (Oportunidades): Apresentação de oportunidades de investimento, projetos estruturantes, programas e inciativas previstas de serem implementadas nos territórios selecionados;
  • Oficina 3 (Priorização): Apresentação, priorização, consolidação e validação das propostas previstas nos planos em conjunto com os agentes locais, verificando a coerência e convergência das metas e ações elencadas com as expectativas de cada território;
  • Oficina 4 (Encerramento): Entrega do plano à governança local para a sua devida execução, com fixação de diretrizes, definição de grupos de trabalho compostos de agentes locais e governamentais para o planejamento e execução dos planos regionais, com possibilidade de capacitação e instituição de governança local