Programa Paraná Produtivo na Região Noroeste do Estado
Fonte: Tribuna da Região
Publicado em: 17/06/2021
O Governo do Estado, através da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, tem realizado as oficinas do Programa Paraná Produtivo. A iniciativa tem o objetivo de identificar potenciais e carências das regiões e proporcionar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios.
Na região da Comcam, o lançamento do importante Programa aconteceu na quinta-feira, 17, na Casa da Cultura de Araruna.
O evento contou com a presença do secretário estadual da pasta, Valdemar Bernardo Jorge, prefeitos, secretários municipais, e lideranças políticas e do setor produtivo.
As oficinas tem como objetivo fazer o diagnóstico da região, discutir potencialidades e elencar prioridades. O secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, apresentou o programa e mostrou que um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais.
VOCAÇÕES REGIONAIS. “Estamos aqui para trazer desenvolvimento. Trazer planejamento territorial para que possamos potencializar as vocações regionais. Esta terra é rica, produtiva e de muitos valores. E queremos trazer aqui todo conceito novo para atrair novas vocações para região para poder potencializar as vocações que aqui estão” – enfatizou o secretário Valdemar Jore.
Mas adiante salientou que “a ideia é formar aqui um grande grupo de prefeitos que trabalhem de forma unida pela região. Este é o grande projeto nosso” – salientou o secretário Valdemar Jorge.
PARANÁ AVANÇADO. O prefeito anfitrião, Leandro César de Oliveira, presidente Comcam, comentou a importância do programa para a retomada da economia pós-pandemia. Ele agradeceu a presença do secretário de Estado e dos prefeitos da região no município.
“A gente percebe que o Paraná está avançando com a vacina e a economia está sendo retomada. Este projeto será muito importante neste processo. É importante que os prefeitos se unam ainda mais neste momento porque este não é um plano que vai ficar só no papel.
AVANÇAR É PRECISO. Precisamos avançar para impactar positivamente a vida das pessoas. Tenho certeza que este programa vem ao encontro das necessidades dos municípios para que possam fazer a diferença na vida das pessoas. Hoje demos um ponta pé inicial muito importante para o desenvolvimento aqui na nossa região”, destacou Oliveira.
O PROGRAMA. Nesta primeira fase do programa, estão sendo realizadas as oficinas de diagnóstico para coleta de informações e ouvir as demandas de cada uma das regiões, destacando as potencialidades, fragilidades, perspectivas e oportunidades que poderão alavancar o desenvolvimento produtivo. Os prefeitos da região da Comcam participaram ativamente, colaborando com o debate de temas de interesse regional.
LEVANTAR POTENCIAS. O Programa Paraná Produtivo visa identificar potenciais e carências das regiões e planejar um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O objetivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. Os encontros são conduzidos por grupo de trabalho formado por técnicos da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes, do Serviço Social Autônomo Paraná Projetos e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Para orientar as ações, uma base de informações territoriais foi criada e auxiliará na visualização dos pontos fortes e oportunidades de cada região.
PREFEITOS NO ENCONTRO. Participaram da reunião os prefeitos: Leandro Oliveira (Araruna); Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz); Júlio Frare (Peabiru); Leonardo Romero (Quinta do Sol); Edmilson Moura (Terra Boa); Alexandre Donato (Corumbataí do Sul); Vivaldo Lessa (Roncador); Ricardo Radomski (Mamborê); Akio Abe (Quarto Centenário); Betinho Lima (Goioerê); Ismael Dezanoski (Janiópolis); Rafael Bolacha (Moreira Sales); Oclecio Meneses (Farol); José de Oliveira (Altamira do Paraná); e Tauillo Tezelli (Campo Mourão). O deputado estadual, Soldado Adriano José, e o assessor da Casa Civil do Paraná, Beto Costa, ex-prefeito de Goioerê, também participaram da oficina.