OPORTUNIDADES DE PARCERIAS
A Oportunidades de parcerias consiste no mapeamento dos programas, ações e obras a serem realizados pelo Governo em cada uma das regiões contempladas pelo Paraná Produtivo e sua interrelação com as necessidades locais.
Fruto do trabalho entre as Secretarias de Estado e os atores regionais, os itens devem atender aos eixos de infraestrutura, capacitação de pessoas e fortalecimento dos sistemas produtivos, contribuindo para o planejamento e decisões estratégicas.
Dividida nas fases de levantamento de informações e de oficinas (com validação e aprimoramento das informações), o Paraná Produtivo inova ao considerar a sinergia entre as ações já existentes, que por meio de sua integração geram melhores benefícios para a região, e incentiva os atores locais a se unirem a construção do plano com suas próprias iniciativas ou propostas de novas ações.
Durante o levantamento de informações, os programas e ações do Governo Estadual já existentes e/ou planejadas para os anos de 2020 a 2022 serão analisados e elencados de acordo com seu impacto nos eixos do programa, na geração de emprego e renda e atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Após este filtro inicial, se realizará um cruzamento da convergência dos programas e ações com as necessidades locais identificadas pelo trabalho do Diagnóstico das Regiões. A ações extragovernamentais serão inseridas com a contrapartida das entidades privadas e prefeituras.
Durante a oficina e pós oficina, os agentes governamentais e privados devem avaliar o impacto dos programas para as regiões, assim como validar as correlações entre as ações e as necessidades locais. A partir deste momento, passa-se a construção do programa Paraná Produtivo, que deve constar para cada plano de ação quais programas e iniciativas podem colaborar com o cumprimento total ou parcial do mesmo.
Esses planos de ação serão examinados e priorizados na Etapa de Priorização do Programa e pactuada entre os executores dos Programas e a sociedade organizada local.